Processo Construtivo

1) SONDAGEM
Reconhecer o tipo de solo aonde irá se assentar à edificação é indispensável para a escolha da fundação adequada, que acaba por influenciar nas etapas seguintes da construção. O reconhecimento do solo envolve a identificação da disposição, natureza e espessura de suas camadas. Tal processo implica, pois, a prospecção do subsolo e a amostragem de material. Esse trabalho é fundamental para a escolha correta do tipo de fundação que será feita na obra, pois cada tipo de solo tem características próprias e capacidade diferente para suportar o peso da construção.

A execução de sondagens é a técnica de prospecção de solos mais comumente empregada na construção civil. As sondagens são geralmente executadas por empresas especializadas, que preparam relatórios técnicos que servem de base para o projetista de fundações desenvolverem seu projeto.

Basicamente a sondagem consiste na perfuração do terreno em furos de pequeno diâmetro, com retirada de amostras de solo, registrando-se o número de golpes necessários para alcançar determinada profundidade. À medida que a sondagem progride verticalmente e as amostras são coletadas, registram-se as cotas em que aparecem camadas distintas, assim como o nível do lençol freático, ou seja, a profundidade em que se encontra água no terreno.