Processo Construtivo

15) PINTURA
A pintura é a operação dá o acabamento final à maior parte das peças de uma construção. Ela dá cor, beleza e proteção a paredes, tetos, forros, portas, janelas, grades, etc., sejam eles feitos de concreto, reboco, madeira, plástico, metal ou aço.

A pintura tem as seguintes funções:

Estética – consiste em valorizar a aparência do elemento, através da cor, do brilho, do contraste e da textura, É sabido que as cores têm influência na sensação das pessoas e conseguem transformar um lugar antiquado em moderno e vice-versa;

Proteção – a pintura ajuda a conservar as peças que reveste, aumentando a durabilidade da construção. Em madeira, previne o apodrecimento e em superfícies metálicas (esquadrias, por exemplo) forma uma barreira contra a oxidação;

Funcional – de acordo com o tipo e a cor da tinta, a pintura ajuda a distribuir iluminação, melhorar a higiene do ambiente e até mesmo auxiliar na segurança (faixas indicativas de orientação)

Por ficar inevitavelmente visível, a pintura não consegue ficar mascarada por outras camadas. Ao contrário, uma aplicação de tinta malfeita pode condenar todas as atividades prévias, mesmo que essas tenham sido impecáveis. Uma parede mal pintada apresenta aspecto desagradável, mesmo que o reboco e o emboço tenham sido feitos com qualidade. Da mesma forma, de nada adianta utilizar uma esquadria cara se a pintura não valorizar sua estética. Por isso, os cuidados com a pintura devem ser rigorosamente seguidos da seleção da tinta até a secagem, passando pela preparação do substrato, manuseio do produto, diluição, aplicação e quantidade de demãos.