Processo Construtivo

14) IMPERMEABILIZAÇÃO
Impermeabilizar uma construção significa protegê-la contra a passagem de fluidos, tendo em vista a segurança e o conforto do usuário, assegurando a salubridade dos ambientes e garantindo estanqueidade e vida útil longa.

A impermeabilização aumenta a durabilidade dos edifícios, impede a corrosão da armadura do concreto, protege a superfície contra umidade, manchas, fungos, etc.

A água que penetra nos poros do concreto e dos materiais de construção pode estar contaminada com ácidos e gases poluentes e com isso deteriorar a estrutura.

Sistemas de Impermeabilização

O conjunto de matérias e as técnicas de aplicação definem um sistema de impermeabilização. Basicamente, há dois sistemas: o rígido e o flexível.

O sistema rígido assume que a impermeabilização deve ser um atributo da própria estrutura. Ele envolve as seguintes espécies: cristalização, concreto impermeável e argamassa impermeável.


O sistema flexível é aquele em que uma substância é “colocada” sobre a estrutura a ser vedada. Engloba membranas aderidas. mantas aderidas e mantas não-aderidas.